jusbrasil.com.br
18 de Outubro de 2021

Escritório de Advocacia Virtual. Vamos construir um...

Rodrigo Telles, Advogado
Publicado por Rodrigo Telles
ano passado


Hoje vou falar sobre mudanças operacionais. Estamos vivenciando um novo momento na advocacia. A época em que o escritório só funcionava e tinha resultado com estrutura física, mobiliário planejado e nome dos sócios fixados em quadros na parede passou. O mundo de hoje pede mobilidade e agilidade. O deslocamento demorado e longo de alguns centros urbanos impossibilita a eficácia desses dois itens. Por isso, enfatizo que uma mudança nos nossos escritórios de advocacia é cada vez mais necessária e urgente. Precisamos empreender essas mudanças e ter ousadia para descobrir e conquistar novos métodos. Precisamos ser digitais e virtuais. Sabemos que essa mudança operacional precisa de cuidado e planejamento. Mas, garanto que um escritório de advocacia virtual bem planejado pode ser rentável e produtivo.

Se você busca por novos ares ou quer conhecer um pouco mais desse formato de escritório, leia este post até o final. Vou mostrar porque esse tipo de escritório de advocacia é um modelo de negócio que pode ser desenvolvido por qualquer profissional que esteja disposto a conquistar o seu espaço de destaque no mercado.

Planeje sua marca

Nesse novo modelo de funcionamento é preciso entender que a presença virtual do seu escritório precisa ser profissional. Ou seja, é indispensável que a imagem do seu escritório ou sua “marca” seja forte e estruturada, pois isso fará diferença para que você atinja o reconhecimento jurídico, mostrará que tem autoridade e independência na área de atuação e impactará a aquisição de novos clientes.

Comunicação

Se você quer ser virtual, seja digital. Na prática isso significa que você precisará investir em soluções de qualidade para o seu escritório, que nem sempre custam caro ou que em vários casos são gratuitas. Não adianta tentar se estabelecer nas redes sociais de maneira profissional se quem fez o logo do seu escritório foi uma pessoa despreparada. Você precisa investir em uma identidade visual de qualidade. O seu escritório usará essa marca em todas as ferramentas de comunicação, desde cartões de visita até o website do escritório, para construir credibilidade e confiança com os seus interlocutores.

Tecnologia

Depois de estabelecida a identidade visual, registre um domínio profissional para utilizar no site e nos e-mails de cada sócio ou funcionário. Aqui também aconselho você procurar um profissional de web e de comunicação para desenvolver a melhor solução para o seu escritório e estabelecer o que precisa ser comunicado em cada plataforma (site, rede sociais).

Empresas como Google e Microsoft oferecem esses serviços no Brasil por preços muito acessíveis.

Equipamento

Invista também em um bom equipamento – computador e celular – para realizar os atendimentos e as reuniões de qualquer lugar. Assim você conseguirá atender um número maior de clientes e aumentar a renda do seu escritório por meio dos honorários de consultas jurídicas.

Ter um equipamento de qualidade pode te permitir atender pessoas dentro do seu escritório e fora dele, e ainda assim ter acesso a todos os seus arquivos.

Ferramentas

Já falei um pouco sobre a importância de utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis para aumentar a eficiência do escritório. Ao adotar um software jurídico de qualidade, você consegue fazer a gestão do escritório, controlar o andamento dos casos e processos, ter conhecimento dos prazos finais e se programar para não perder audiências e eventos. Atualmente, tudo isso é possível através de um aplicativo no smartphone ou de um sistema online com arquivos na nuvem.

Rotinas

Para o bom funcionamento do escritório virtual, é preciso estabelecer rotinas e procedimentos a serem adotados em cada situação e também definir os dias em que cada ação será feita. Uma dica aqui é estabelecer um cronograma de atendimento sob agendamento prévio, assim você consegue definir de forma antecipada a organização da rotina de trabalho do escritório para atendimentos e dias específicos para trabalho intelectual como produção de peças e cumprimento de prazos.


Grande abraço para todos, e nos vemos nessa jornada de transição.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)