jusbrasil.com.br
4 de Abril de 2020

Tecnologia x Advocacia: Como viver com essa nova demanda?

Rodrigo Telles, Advogado
Publicado por Rodrigo Telles
há 2 meses

A realidade é essa. Estamos todos conectados. A tecnologia faz parte das nossas vidas diariamente, independente das classes sociais. Ela altera a forma como consumimos informação, nossos hábitos de saúde e de consumo e como nos relacionamos uns com os outros. No nosso meio não é diferente. Estamos online e precisamos correr contra o tempo para assimilar todas as mudanças e sanar as expectativas dos nossos clientes.

Mas sabemos que existe um conflito no mundo da advocacia. O modelo tradicional de escritório de advocacia tenta manter-se enquanto o mundo pede evolução e adaptação a este novo cenário. A “onipresença” da tecnologia exige uma relação mais instantânea e com senso de urgência.

A pergunta que precisamos fazer é: você como advogado está preparado para essa nova realidade?

Acha que não? Então não se desespere. Aqui divulgaremos sugestões de como fazer essa mudança de gestão no meio jurídico, sem criar uma lacuna para os clientes e processos que estão no modelo antigo. Para evoluirmos precisamos usufruir a tecnologia e entender como ela pode impactar e contribuir para o dia a dia e as rotinas dos escritórios de advocacia. O profissional do direito moderno precisa identificar as ferramentas tecnológicas que o ajudarão a fornecer um atendimento diferenciado com agilidade e qualidade.

Aqui daremos algumas dicas que ajudarão na gestão e organização tanto do escritório, quanto nos atendimentos, e vamos começar com as dicas de tecnologia de arquivos em nuvem e softwares jurídicos de gestão

Primeira Dica: Não tenha medo da tecnologia!

Muitas ferramentas disponíveis hoje no mercado possuem múltiplos recursos para garantir a segurança da informação. Você já deve ter ouvido falar sobre salvar o arquivo na “nuvem”, mas se ainda não está familiarizado com os termos tecnológicos deve estar se perguntando: o que é essa “nuvem”? Eu vou explicar como funciona e porque você deveria adotar isso no seu dia a dia e na rotina do seu escritório.

Nuvem é um método de armazenamento de dados online que permite ser acessado de diferentes formas e locais. Dessa forma, o diferencial é o compartilhamento dos dados sem precisar de um local com pastas físicas e arquivos de papel. Podemos citar aqui algumas “nuvens” que estão disponíveis hoje: Google Drive, Dropbox, One Drive, iCloud ou o 4Shared, entre outros. Ao optar pelo armazenamento na “nuvem” você pode ter sempre à mão – através do smartphone - os documentos que precisam ser consultados e também poderá acompanhar o andamento das tarefas do seu time mesmo quando estiver viajando ou fora do escritório.

Não tenha medo desse método de armazenamento. Lá é possível organizar todos os documentos e compartilhar apenas com às pessoas autorizadas por você. Arrisco dizer que as informações do seu escritório e dos seus clientes estarão muito mais seguras numa “nuvem” do que em gavetas, arquivos e cofres físicos.

Também é possível encontrar diferentes softwares jurídicos para facilitar a rotina de trabalho do escritório. Através desses programas fica fácil criar um sistema para gerenciar os dados, com filtros definidos e estabelecer uma rotina de relatórios e análises. Os softwares jurídicos mais conhecidos são: JudiceOffice, LegalONE, Espaider, CPPRO, Astrea, PROMAD, LegalManager, Themis, Projuris, entre outros.

Como todo cuidado é pouco, ao escolher o recurso tecnológico é sempre importante verificar e ler sobre os certificados de criptografia de dados e segurança, as políticas de backup disponíveis e as soluções disponíveis para garantir a hospedagem nos serviços de num.

Mas ao compreender isso, é possível olhar a sua volta e perceber que as ferramentas tecnológicas fazem cada vez mais parte do cotidiano de todas as pessoas, e serão fundamentais para o desenvolvimento da sua advocacia.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)